🕐 June 13, 2013
São 154 registros de 54 fotógrafos vindos de 32 países. O maior concurso mundial de fotografia jornalística traz para o Rio diversos temas de 2012, como política, economia, esportes, cultura e natureza, retratados em imagens surpreendentes. O World Press Photo acontece entre os dias 21 de maio e 23 de junho na Caixa Cultural.
A vencedora deste ano foi a foto feita pelo sueco Paul Hansen que emociona ao mostrar duas crianças palestinas mortas, vítimas de um míssil israelita, sendo carregadas por adultos de olhar já sem esperança. Na categoria “Notícias em Geral”, destaque para a imagem do fotógrafo argentino Rodrigo Abd, que mostra uma mulher chorando em luto pelo marido e filhos mortos após um bombardeio na Síria. E, na categoria “Notícias em Destaque”, a foto de Emin Özmen, da Turquia, captura a tortura de informantes presos pelo governo sírio.
O Brasil também está participando. Estamos sendo representados pelo fotógrafo carioca Felipe Dana e pelo belga Frederick Buyckx, ambos premiados com Menção Honrosa.
“A mostra traz à tona questões sociais e políticas importantes. Esse ano, o Brasil é retratado em dois momentos. Em um ensaio, o fotógrafo belga mostra o cotidiano de famílias depois da criação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em favelas do Rio. Em outro, o repórter fotográfico carioca tem a difícil e heroica missão de transmitir, em imagem, a dor e o desamparo de uma jovem viciada em crack,” explica a produtora Flávia Moretti.
A World Press Photo foi fundada em 1955, em Amsterdã, e é uma organização independente sem fins lucrativos. É conhecida por realizar anualmente a maior e mais prestigiada seleção de fotojornalismo do mundo. As imagens dos vencedores são reunidas em uma exposição itinerante que percorre 100 cidades em 45 países.
World Press Photo 2013
Local: Caixa Cultural Rio Janeiro | Av. Almirante Barroso, 25
Telefone: (21) 3980.3815
Período: de 21 de maio a 23 de junho de 2013
Horários: de terça a domingo | 10h às 21h