🕐 August 5, 2013
Comemorando o quinto aniversário do “Beijing National Aquatics Center”, construído para as Olimpíadas de Pequim em 2008, a artista Jennifer Wen Ma e o designer de luz Zhen Jianwei, ambos premiados por trabalhos feitos durante os jogos, foram convidados a desenvolver algo inusitado para o edifício.
Batizada pelo nome “Nature and man in rhapsody of light”, a instalação artística criada pela dupla chinesa é deslumbrante e foi inspirada nas emoções humanas. O edifício que é conhecido como “Water Cube”, tem a fachada do centro aquático coberta de luzes LED que mudam de cor, refletindo o estado de espírito do povo Chinês.
Para identificar essa variável tão subjetiva e difícil de mensurar, um programa de computador contabiliza os conteúdos disponibilizados pelas pessoas, livremente, nas redes sociais e em blogs. Essas informações são interpretadas tendo como base a filosofia do I Ching e o resultado da coleta desses “dados emocionais” gera mudanças de cor, luz, composição, ritmo e movimento na fachada do prédio. Como se, a cada dia, a aura da nação chinesa fosse sintetizada no prédio.
Jenifer explica que a atual sociedade do seu país está distante dos ensinamentos do I Ching e3 com esse trabalho ela espera dar as pessoas uma oportunidade de voltar a se conectar com a natureza e com o lado mais emocional da vida. “Esta obra de arte é uma expressão estética que resume a sabedoria antiga chinesa e que permite aos indivíduos se vejam como parte de um todo,” diz.