🕐 November 6, 2012
Os arquitetos do Estudio Guto Requena & Maurício Arruda Arquitetos + Designers uniram suas forças e criaram o seu mais recente projeto, o Clube Disco em São Paulo.
O projeto de reforma para o Clube Disco foi guiado por uma série de conceitos: “brasilidade”. Que surge a partir da escolha de materiais, cores e formas que tomam parte na nossa memória e expressam nossa contemporaneidade.
O ambiente de um clube subterrâneo, estabelecidos pela reutilização dos materiais utilizados no projeto original, a exposição de tubulações, infraestrutura industrial e o uso extensivo de madeira e tecnologias digitais.
O layout do ambiente principal do clube foi criado em forma de privilegiar a posição do DJ, assim, o redimensionamento da pista de dança, enfatiza a circulação e cria ambientes variados, totalmente renovados, que incluem três bares e três áreas VIP. A maior área VIP pode ser convertida num palco para shows.
O pé-direito é menor nos bares e áreas VIP, onde o clima deve ser mais reservado, inversamente, ele é maior na pista de dança, expondo as vigas e infraestrutura, colaborando para o clima eletro-subterrâneo criado pelo projeto de iluminação.
Uma antecâmara para a área de fumantes foi criada a fim de preservar a acústica. Os banheiros ganharam mais cabines, e também um novo projeto de iluminação e ar-condicionado. O balcão de caixas conta com três novos caixas, que minimizam as filas na entrada e saída para o clube.
Diferentes texturas e camadas dos novos e antigos materiais concedem uma identidade única de arquitetura para o espaço. Os quatro lados do teto na pista de dança, e até a metade das paredes são cobertas com tábuas de madeira verticais em várias larguras. Estas placas cobrem um tecido especial que garante o conforto acústico perfeito para o clube. A metade superior da parede está coberta por placas de fibra de cimento concebidas da mesma maneira como as de madeira, criando um efeito óptico gráfico, uma vez que estão combinadas com a iluminação.
Acima da pista de dança o acabamento foi removido do teto, revelando vigas de concreto, elétrica, ar-condicionado e de infraestrutura hidráulica, contrastando uma estética alternativa e inacabada ao acabamento perfeito e altamente detalhado do resto do espaço. As cerâmicas são outro elemento táctil que contribui para a identidade do espaço, o material tipicamente Brasileiro, usado em mosaicos coloridos e combinações de peças e argamassas, está presente nos bares e casas de banho.
Um novo mobiliário foi projetado para as áreas VIP e pista de dança, inspirados nos anos 70 do design brasileiro, misturando tecidos pretos e cordas de PVC. A atmosfera sexy e masculina é complementada na área VIP por uma seleção de poltronas vintage em couro preto e madeira. As mesas laterais para copos, taças e garrafas também apresentam um novo design que mistura a rusticidade do concreto para a sofisticação de acrílico preto brilhante.
© Fran Parente