🕐 August 22, 2013
Casa alemã une famílias de dois irmãos
Quem tem irmãos costuma morar debaixo do mesmo teto que eles durante toda a infância e a adolescência. Depois, é natural que cada um procure o seu próprio caminho, deixando para trás aqueles com quem dividiram a(s) primeira(s) casa(s) da vida. Não foi o que aconteceu com os dois irmãos que dividem esta residência em Stuttgart, na Alemanha. Os dois, cada um com sua respectiva família já formada, encomendaram ao escritório Architektur 109 uma morada onde pudessem viver todos juntos. E assim foi feito.
Apelidada de Tazzelwurm por se localizar na rua de mesmo nome, a casa se apresenta com um interessante contraste visual entre o seus exteriores, escuros, e seus interiores, bastante claros. O mote dos profissionais da Architektur 109 é criar projetos que respeitem a natureza e interajam com ela. Isso explica muitas escolhas de materiais feitas com o intuito de criar um resultado duradouro e avesso a modismos, evitando assim a rápida substituição do projeto.
Tal ideal é reconhecível logo na fachada da casa. Feita de chapas de ardósia, as suas cores – predominam tons de cinza e preto – são fortes, embora discretas, fato que lhe atribui a temporalidade. A mesma fachada oculta uma particularidade: sob a luz do sol, o óleo presente nas chapas ganha cores. Outra característica que define a identidade do exterior são as janelas. Grandes e numerosas, elas compactuam com o conceito de valorizar a natureza, dando acesso visual privilegiado ao jardim.
O lado de dentro foi concebido de forma a criar um contraste drástico com o bloco escuro que é o exterior. Cores claras e simplicidade reinam nos materiais, e dão origem ao que os arquitetos denominaram “um monolito de calma” em meio à cidade. No piso, alternam-se o concreto polido e tábuas de carvalho, e as paredes e o teto são brancos, caso também dos móveis embutidos. O resultado é uma estética clean, serena e contemporânea. No andar de cima, as diversas janelas visíveis na fachada abrem a casa a uma vista deslumbrante do centro da cidade.
Como não poderia faltar design em uma casa tão moderna, chamam a atenção algumas peças especiais que pontuam o décor, como os exemplares da Plastic Armchair, dos Eames, que circundam a mesa de jantar, e a poltrona Fjord, de Patricia Urquiola para Moroso, da qual se pode observar em grande estilo a cidade de Stuttgart.