🕐 August 19, 2013
Mostra plural chega finalmente ao Brasil
A mostra Brazil S/A, que reúne manifestações independentes e simultâneas de design e arte brasileiros, acontece em território estrangeiro desde 2010 – em Milão e Miami. Pela primeira vez, o evento pousou no país que lhe dá nome. A edição nacional não deixou nada a dever, pois contou com nomes fortes, como Fernando e Humberto Campana, Marcelo Rosenbaum, Jun Nakao, Zanini de Zanine e Guto Índio da Costa, entre outros.
Foi no Lounge das Artes da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, que os visitantes tiveram a oportunidade de conferir as criações dos grandes nomes do design nacional de 15 a 18 de agosto. Embora o ambiente não fosse dos maiores, sobrou espaço para criatividade e inovação. Logo na entrada há a exposição A Bola da Vez, que apresentou 28 obras de arte constituídas a partir de uma bola de futebol.
Adiante, encontra-se o estande 100% Brasil, que reúne belas peças assinadas por designers locais. Entre elas, a estante Niños e a MesaBichos de Henrique Steyer, o banco Preguiça, de Jacqueline Terpins, a mesa Carambola, de Sergio J. Matos e a banqueta Sela, de Flavia Pagotti. A poucos passos dali, um quadrante dominado por criações do Empório Beraldin joga luz sobre materiais da terra, como peles de peixe e pastilhas naturais.
Em dado ponto, o Clube dos Colecionadores do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) expôs uma seleção de peças exclusivas. O programa, que existe há quatro anos, oferece assinaturas anuais aos amantes do design. Tal aquisição garantiu-lhes o recebimento de cinco peças únicas, desenhadas por cinco designers ou artistas nacionais a pedido do MAM. O museu mantém em seu acervo uma cópia de cada criação. Ao todo, há apenas 100 cópias de cada item.
A Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, fez uma participação mais que especial no primeiro dia do evento, ministrando uma palestra para celebrar o Ano da Inovação e Design Apex-Brasil 2013.
Mas o maior destaque da Brazil S/A talvez seja Origens do Olhar. Trata-se de uma exposição que apresenta ao grande público a visão dos formadores de opinião: os diretores das revistas nacionais de arquitetura, decoração e design. Cada um deles escolheu o nome de um designer de móveis e um fotógrafo de arquitetura para homenagear.
O evento comporta ainda diversas outras subjacências. Sem duvida um evento a não perder na próxima edição.