🕐 October 1, 2012
A primeira edição da Bienal Brasileira de Design correu em 2006 em São Paulo (SP), sediada no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez (Oca), do Parque Ibirapuera. Em 8 mil m2, o evento expôs 600 produtos e promoveu uma programação paralela por 49 dias. Os resultados foram a reunião de 35 mil visitantes e um retorno de mídia em torno de R$ 1 milhão.
A segunda Bienal aconteceu no ano de 2008, em Brasília (DF), nas dependências do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Houve a apresentação de 1.200 produtos, com foco no design industrial para produção em grande escala, reconhecido no Brasil nos setores automobilístico, agrícola, aeronáutico e hospitalar, que contam inclusive com projeção internacional.
Abertura da Bienal no Palácio das ArtesO terceiro evento ocorreu em 2010 na cidade de Curitiba (PR) e teve como temática ‘Design, Inovação e Sustentabilidade’, atraindo 300 mil pessoas em nove mostras espalhadas por seis espaços expositivos: o Pavilhão Horácio Coimbra – CIETEP, o Museu Oscar Niemeyer, o Memorial de Curitiba, a Universidade Positivo e os parques Barigui e Jardim Botânico.
Bienal Brasileira de Design 2012Neste ano foi a vez de Belo Horizonte sediar o evento. A candidatura feita em 2009 rendeu à capital de Minas Gerais a Bienal que tem como tema “Diversidade Brasileira” e acontece entre 19 de setembro a 31 de outubro.
Vasos Continente Longos de Jaqueline Terpins para Bienal Brasileira de DesignA Mostra principal dessa edição é “Da Mão à Máquina”, que acontece no Palácio das Artes, reunindo a produção brasileira dos últimos dois anos a partir do artesanato, chegando à indústria. Nela estarão presentes diversos segmentos ligados ao mobiliário, aos utensílios para a casa, à moda, às joias, chegando a alguns meios de transporte.
Namoradeira Zaha Com Design de Porfirio Valladare para Bienal Brasileira de DesignOutro ponto importante da Bienal é a mostra Prêmio Sebrae Minas Design, que apresenta os trabalhos selecionados e vencedores da última edição da premiação. Os ganhadores foram escolhidos por atenderem aos requisitos do Prêmio que foram: originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial e impacto ambiental. Esta mostra também tem como palco o Palácio das Artes.
Casa Fiat de CulturaA Casa Fiat de Cultura apresenta a mostra “Design de Carros no Brasil: Rupturas e Inovações”. A mostra traz uma visão histórica da evolução do design do automóvel no Brasil, através da história dos modelos e dos seus criadores, privilegiando os talentos individuais, que contribuíram para a construção da identidade do design automobilístico brasileiro.
Vaso Kony 2012 criado por Zanini de Zanine Caldas para Bienal Brasileira de DesignNo Serraria Souza Pinto, com entrada gratuita, o público poderá conferir a mostra “1 Pessoa 10 Cadeiras”, que aborda o design de mobiliário com ênfase na importância do mobiliário no convívio social. Dentro deste contexto é que o Sistema FIEMG busca incentivar e estreitar relações entre indústria e design, em que se insere a realização desta edição da Bienal. Esta parcela da Bienal estará aberta ao público entre 4 e 23 de outubro.
Cadeira Pandu do Estudio líder Design para Bienal Brasileira de DesignConfira aqui a toda a programação.