🕐 September 20, 2012
Karim Rashid é um dos maiores nomes no mercado de design contemporâneo. Nascido no Egito em 1960 e radicado em Nova York, o designer é famoso pelo apelo pop futurista de suas criações.
Atualmente casado com a designer digital estadunidense Megan Lang, ele pertence à geração de profissionais que fizeram a ponte entre a antiga noção de design (algo associado até então à idéia de produtos exclusivos e mobiliário caro) e seu significado de hoje – uma ferramenta para a criação de produtos populares que se diferenciem dos concorrentes pela elegância e funcionalidade. Ele alega que existe um nicho de produtos no mercado que passam despercebidos e precisam de um mínimo de graça e leveza. Assim, ele passou a se destacar também em criações de lixeiras, por exemplo.
Rashid vê o design não só como uma área de inovação, mas como uma possibilidade de libertação do consumidor. Quanto maior a variedade, menos tendenciosa será a escolha dos consumidores. A diferença e variedade dos produtos no mercado contribuem inclusive para o que ele chama de “construção personalidade através das coisas que consumimos”. Pensando assim, Rashid disse: “Nossa existência é determinada, em boa medida, pelos objetos e pela arquitetura ao nosso redor. Quando os transformamos para melhor, a vida também evolui”.
Com esse conceito de dinamismo, suas criações são futuristas. Para Karim Rashid, estamos presos a uma nostalgia do passado, do kistch, do tradicional antiquado e se não mudarmos, não iremos evoluir. “As pessoas devem viver seu próprio tempo, e os designers e arquitetos são os responsáveis a criar as coisas e os lugares de acordo com a nova atualidade. Devemos ser conscientes e nos sintonizar com o mundo atual. Se a natureza humana é viver no passado, mudar o mundo é mudar a natureza humana”.
Rashid já trabalhou como desginer gráfico (criando identidade visual para marcas como Hyundai), como designer de interiores e principalmente como designer de produto, para ínumeras marcas de nome (Alessi, Prada, Giorgio Armani e até a brasileira Melissa). Suas criações geralmente são em plástico e variam muito o mercado. Ele já criou mais de 3.000 objetos e ganhou cerca de 300 prêmios em 35 países.