🕐 October 31, 2013
Chegando o Halloween ou dia das bruxas, mais celebrado nos Estados Unidos do que noutro lado qualquer do mundo, nós decidimos falar sobre um tema intrigante e claro, que puxa pro misticismo desse dia, vamos falar da arquitetura da morte.
Arquitetura da morte? Pois é, não é só de memoriais como o Arco do Triunfo em Paris ou o Memorial do 11 de Setembro, em Nova Yok, que surgem como locais para relembrar a morte e homenagear as vítimas. Os típicos cemitérios, que já servem de local de culto e de turismo, em alguns casos, como o cemitério Père-Lachaise em Paris ou La Recoleta em Buenos Aires, começam a ser repensados e projetados de outras formas.
A Designboom juntamente com a Lien Foundation, ACm Fountadion e a National Funeral Directors Association (NFDA), criou esse prémio que pretende destingir quem muda esse paradigma da arquitetura da morte.
Assim, foram designados os três melhores projetos dentro dessa temática.
O vencedor da competição, foi o Post Community de Marta Piaseczynska e Rangel Karaivanov, na Áústra, onde um enorme cubo foi instalado no meio da cidade num grande edifício, de forma a ser visto de todos os ângulos.
Apesar de futurista, essa estrutura tem uma caraterística muito especial, você pode chamar o nome de uma pessoa ou qualquer nome que associe essas pessoas e as urnas vão-se mover dentro da estrutura como se os espíritos ressuscitassem. Essa tecnologia, transforma o local não só num cemitério high tech mas também numa obra de arte única.
Em segundo lugar surge, My Favourite Place de Thomas Series dos Estados Unidos com gigante ovo dourado que mantém os restos mortais e foi instalado num local público. Num dos lados terá um conjunto de luzes interactivas de modo a que a família e os amigos possam chamar o nome e imite uma luz que indica o departamento da família. Legal, não?
E finalmente, da Colômbia vem o terceiro lugar, com esse SKY LIGHT de Juan Isaza. Baseado no “Festival da Luzes” realizado na Tailândia, foi criada uma floresta de luzes com famílias de árvores e constelações feitas de LED seguram as urnas.
Também vale a pena visitar os restantes candidatos para perceber o que tem sido feito nesse plano, sempre com alguma mais valia tecnológica que torna a saudade e a lembrança do ente querido mais leve.