🕐 October 15, 2013
Horizontina, interior do Rio Grande do Sul, 20 de julho de 1980, nascia uma das maiores estrelas da Brasil, Gisele Caroline Bündchen, nome completo da modelo que dispensa maiores apresentações. Pesando 2,700 kg, ela chegou junto com a irmã gêmea Patrícia. Foi criada na simplicidade de uma vida interiorana, tirava leite de vaca, praticava esportes, brincava de boneca com as irmãs, gostava da lasanha da mãe e do churrasco do pai, era chocólotra e sonhava em ser jogadora de vôlei.
Com apenas 13 anos fez um curso de modelo para melhorar a postura, já que era muito alta e o tradicional baile de debutantes da cidade estava chegando. O fim desse curso, em uma agência de modelos em São Paulo, onde insistiram para que a futura mulher mais fotografada do mundo fizesse o seu primeiro book.
O primeiro grande passo na carreira aconteceu quando Gisele ainda tinha 14 anos. A modelo venceu a etapa regional do concurso “The Look of the Year”, partiu para São Paulo para a edição nacional e, posteriormente, para a edição internacional, em Ibiza, na Espanha.
A partir de então, a decisão estava tomada. Antes de completar 15 anos já havia se mudado para São Paulo para investir nas passarelas, mas as coisas não foram fáceis para a mulher muitas vezes considerada a mais bonita do mundo. Antes do estrelato Gisele recebeu muitas respostas negativas e chegou a ouvir que não tinha jeito para a coisa ou que não ficaria bem em capas de revistas.
As primeiras oportunidades começaram a surgir em revistas voltadas para o público adolescente. Em 1995 a modelo foi para Cuba, Itália e Japão para realizar este tipo de trabalho. A primeira oportunidade de ir para Nova Iorque aconteceu em 1996, quando os trabalhos internacionais começaram a fluir e a carreira adquiriu seu ritmo frenético.
Aos 16 Gisele já configurava em várias capas de revistas e em seis editoriais da Vogue Brasil. Os primeiros desfiles internacionais não poderiam ser melhores, ela representou em Nova Iorque as marcas Carolina Herrera e Oscar De La Renta. Após a temporada nos Estados Unidos, volta ao Brasil para representar marcas como Zoomp, Iódice, Ellus, Forum, M. Officer, Reinaldo Lourenço e Salinas.
A carreira então passa a se alternar entre o Brasil e a América do Norte, Gisele se torna uma das queridinhas da Vogue, mas enfrenta muitas dificuldades internacionalmente porque a maioria de seus trabalhos eram realizados no Brasil. O marco mais importante para a carreira internacional foi o desfile para Alexander McQueen, que escolhia suas modelos de acordo com sua desenvoltura ao andar de salto na passarela. Depois de McQueen, a top se tornou o assunto mais falado em Milão, Paris, Tóquio e Nova Iorque.
A garota chamada Gisele revolucionou o mundo da moda e transformou o conceito de top model, que até então destacava garotas esqueléticas, com olheiras e um certo tom andrógino, o chamado “heroin chic”. Gisele levou seu ar sexy a quase todas as grandes marcas de moda do mundo, foi fotografada por todas as Vogues do planeta, foi considerada por vários concursos e publicações como a mulher mais bonita do mundo.
O sucesso a transformou em uma das mulheres mais poderosas do mundo, e apesar da fama, Gisele é conhecida por sua simpatia e amor por suas raízes. Sempre foi engajada em questões ambientais, e em 2010 o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) a reconheceu como Embaixadora da Boa Vontade, quando se tornou porta voz da organização na missão de incentivar ações para a proteção do meio ambiente.
Atualmente Gisele vive em Nova Iorque e é casada com o jogador de futebol americano Tom Brady, com quem tem um filho chamado Benjamin e está à espera do segundo, com seis meses de gestação. A modelo que não abandona as revistas e passarelas, hoje tem sua atenção voltada para a família.