🕐 July 29, 2013
O espaço que liga as duas principais casa da Casa Cor RS 2013 seria apenas um vão de passagem, mas devido ao olhar apurado dos arquitetos Daniele Bitencourt e Wagner Costa este espaço é mais do que isso. Cheio de bom gosto e criatividade, fizeram deste local uma verdadeira Passarela das Artes!
Seria uma passagem vulgar entre as duas principais casa da Casa Cor Rio Grande do Sul 2013, mas os arquitetos Daniele Bitencourt e Wagner Costa transformaram os dois contêineres de ligação em obra de arte. Obra ou galeria? Túnel ou passagem? Na verdade “A Passarela das Artes” mescla o estilo industrial com o urbano e imprime um ar cosmopolita em meio aos casarões estilo clássico da mostra. O ambiente suspenso no ar, destaca as obras expostas através de iluminação diferenciada e revestimentos que valorizam as cores fortes, pontuais e marcantes, usadas pelos artistas e pelos arquitetos.
Ao longo de 12 metros num trajeto iluminado e inesperado, os visitantes descobrem detalhes marcantes, avisos irreverentes, peças de colecionador, revistas e livros raros. Os quadros e esculturas expostas são de artistas contemporâneos em produção, e complementam as soluções encontradas pelos idealizadores do projeto.
O estilo urbano está presente de forma forte e vincada, sendo caracterizado pela tendência mundial do design industrial, visto nas tubulações elétricas aparentes, cabos de aço e tirando também partido da lataria ondulada do contêiner, se faz uma mescla bem deslocada com o mobiliário que surpreende pelo estilo clássico, porém revisitado, que abusa das cores intensas e brilhantes e dos revestimentos inesperados. E para não ser perdido nenhum detalhe, estão colocados espelhos estrategicamente, que o olhar não pode perder de vista.