🕐 November 6, 2013
Buscando a sua inspiração nas mais comuns formas da natureza paraíba, Sérgio Matos, criou o seu design que se tornou em pouco tempo uma referência no mundo.
Com peças de mobiliário que mais parecem peças de arte, Sérgio Matos conseguiu em 2009 ser chamado para o Salão Internacional de Milão para a mostra de Jovens Talentos, onde suas peças deram o que falar.
Vencedor em 2012 do prêmio internacional de design, o iF Product Design Award, na Alemanha, a simplicidade do designer não muda com esse reconhecimento.
Nascido em Mato Grosso, cedo adoptou a Paraíba como fonte de inspiração, Sérgio Matos falou da inspiração nordestina, numa entrevista aquando desse prémio : “A Paraíba me permite fazer o diferente e as peças traduzem a geografia, a alegria, o colorido, as festas populares e a cultura em si. Em tudo o que olho eu imagino uma cadeira, um banco, uma mesa. O olhar fica treinado e por isso ando com lápis e papel e vou desenhando e anotando tudo. Não sei quando vai sair. Às vezes a ideia de um projeto espera anos guardada.”
Formado na Universidade Federal de Campina Grande em Design de Produto, Sérgio Matos, construiu o seu estúdio e produção sozinho por falta de referencias no local, o que lhe deu logo uma noção dos materiais e necessidades na área.
Desde o banco carambola, baseado nessa fruta, até à Poltrona Balão, inspirada no dia de São João, para Sérgio Matos, tudo é inspiração.
A mesa lateral xique-xique inspirada nos cactos do Sertão é uma das peças mais belas, vencedora de vários prémios internacionais.
Recentemente, Sérgio Matos, foi consultor na coleção “Grades do Recife”, realizada por Jovens Artesãos do projeto do Museu do Homem do Nordeste/Fundação Joaquim Nabuco.