🕐 October 2, 2012
O Rio é arte. O tempo todo. Em toda a parte.
2012 tem sido um ano movimentado no Brasil para as artes e para o design. Além da Bienal Brasileira de Design, que acontece em Belo Horizonte e da Trigésima Bienal de São Paulo, no Rio de Janeiro também houve muita ação durante o mês de setembro.
A cidade maravilhosa foi palco do ArtRio | Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, um projeto da BEX, uma produtora cultural especializada em artes visuais, criada em 2009, por Brenda Valansi e Elisangela Valadares.
Seu principal objetivo é fomentar a produção, divulgação e distribuição da arte brasileira no país e no exterior, promovendo feiras, produzindo publicações e trazendo colecionadores, críticos e curadores internacionais ao país.
A segunda edição da ArtRio reuniu em quatro armazéns e um anexo do Píer Mauá, o acervo de quase uma centena de galerias nacionais e estrangeiras com trabalhos que abrangem desde a arte moderna até novas obras de arte contemporânea.
A agenda da feira foi dividida em três programas, o Programa Panorama, que englobou as galerias já consagradas, com mais de cinco anos de existência, que tem um papel atuante no mercado das artes.
O Programa Box, que apresentou a ousadia e inovação de galerias mais novas, que desenvolveram projetos artísticos inéditos. O programa Solo Projects, que levou a público obras de uma dezena de renomados artistas internacionais.
A feira ainda contou com o Espaço Kids, que ofereceu oficina de artes para crianças; com a Livraria Blooks, onde foram realizados lançamentos de livros de arte e palestras gratuitas; pólo de alimentação e pockets shows com vista para o mar.
A primeira edição da ArtRio aconteceu em 2011 e superou todas as expectativas. Foram 83 galerias expositoras, entre elas 33 estrangeiras, obras de 700 artistas, 46 mil visitantes e R$ 120 milhões em vendas.
Ainda em seu segundo ano de existência a ArtRio já é vista como uma das grandes feiras de arte da América Latina e merece os créditos por expandir o cenário artístico do país internacionalmente.